De acordo com a literatura, o ensino online consiste na preparação de um curso com a particularidade de ser fácil estar presente na linguagem online.
As pesquisas efectuadas dizem respeito à aprendizagem do aluno e à sua satisfação. Considera-se por aprofundar, o trabalho relativo aos conteúdos. Assumem um sentido importante o tempo exigido para ensinar, na medida em que se torna evidente que o ensino online pode ser um consumidor de tempo impeditivo, assim como a satisfação do professor constitui um dado fundamental no futuro deste processo de ensino e aprendizagem.
O intuito de pensar acerca de ensinar, com o que lhe é inerente na selecção e preparação de materiais adequados aos conteúdos, é ajudar os alunos a caminhar para o que se designa por uma interpretação canónica, uma compreensão e um saber resolver os problemas.
Nestes contextos face-a-face, a alma de ensinar está na possibilidade da interacção sobre os conteúdos e o professor saber o que pensam os alunos individualmente, ao mesmo tempo que pode colmatar as falhas existentes, o que não sucede habitualmente em ambientes de educação formal. Também noutros contextos, nomeadamente palestras, o orador orienta-se pelas reacções da audiência, e os participantes ou expressam a sua compreensão ou confirmam-na ouvindo os outros e as respostas do professor. .
A atitude do professor vai no sentido de que a turma progrida para melhorar a compreensão e adquirir maior quantidade de conhecimentos, na dualidade entre conteúdos e a compreensão dos alunos e entre a compreensão da turma e dos alunos individualmente.
A forma como um professor orienta este processo num curso online, continua por clarificar. O papel do professor como facilitador, a sua presença e proximidade dissimulam o aspecto da mediação entre os estudantes e os conteúdos e complexidade de ensinar o grupo e indivíduos, tendo em conta as exigências dos conteúdos da disciplina.
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